QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE:


          A FCR FISIO CLÍNICA DE REABILITAÇÃO tem como prioridade absoluta a Qualidade do Atendimento e a Segurança do Paciente.
          Com base em experiências bem sucedidas adquiridas desde 2000, a FCR vem fazendo uma nova abordagem em relação à Segurança do Paciente, que envolve um compromisso firme e visível de toda a organização na eliminação de todo e qualquer risco à segurança do paciente. A abordagem consiste no registro e análise de todos os eventos adversos, incluindo os potenciais, de forma a identificar melhorias necessárias no processo de assistência. A responsabilidade pela segurança é de todos os colaboradores, mas especialmente das lideranças.
        Este processo é apoiado por, treinamento, comunicação, estabelecimento e cobrança de metas, com sistemas de incentivos e reconhecimento.


Segurança do Paciente:

          Para garantir a qualidade da assistência ao paciente, a FCR segue seis princípios que norteia sua ações pela qualidade da assistência. Os seus princípios são:


• Assistência com Foco no Paciente;
Oferecer assistência que atenda e respeite as preferências, necessidades e valores do paciente.


• Assistência no Tempo Adequado;
Reduzir esperas e atrasos, por vezes prejudiciais às pessoas que recebem e prestam o atendimento.


• Eficiência;
Evitar desperdícios e mau uso de materiais, equipamentos, idéias e energia.


• Eqüidade;
Respeitar a igualdade de direitos de cada um; dar assistência cuja qualidade não varie segundo características pessoais, tais como gênero, etnia, condições sócio-econômicas ou localização geográfica.


• Efetividade;
Prestar serviços adequados àqueles que deles se beneficiarão e utilizar os recursos de forma responsável, ou seja, evitar o uso excessivo ou insuficiente.


• Segurança do Paciente;
Evitar que a assistência prestada resulte em dano ao paciente.

 

Excelência em Qualidade

Os aspectos avaliados e executados diariamente são:


• Foco na segurança do paciente e melhoria contínua da qualidade;
• Segurança do ambiente assistencial, infra-estrutura e catástrofes;
• Direitos do paciente e dos familiares;
• Acesso ao tratamento e sua continuidade;
• Avaliação e reavaliação do paciente;
• Cuidado ao paciente;
• Educação do paciente e dos familiares;
• Capacitação dos recursos humanos;
• Gerenciamento de informações (prontuário);
• Capacitação das lideranças.


Esse compromisso com a qualidade de atendimento e com a segurança do paciente tem a marca de todos profissionais da FCR.